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Sexta-feira, 18 de Maio de 2012
#entrega_06pre

 

Numa primeira fase - protótipo de alta fidelidade, optámos por desenvolver a aplicação a um nível superficial - as três áreas presentes no menu já se encontram acessíveis, apresentado os diferentes POI’s e a timeline.

Para a versão beta, propomo-nos a desenvolver a consola de opções de um POI presente no ecrã “visitar campus”, considerando-o como um exemplar, pois é igual para os restantes. Esta consola apresenta três opções: informações sobre o ponto de interesse, uma galeria de fotos e um espaço com curiosidades. Relativamente aos pontos lúdicos estes encontrar-se-ão assinalados - no ecrã “visitar aveiro” correspondem à Praça do Peixe e ao Parque do Drinks e no ecrã “visitar o campus” correspondem ao Depósito de água e à Ponte do Crasto. Para a versão beta optámos por desenvolver o jogo correspondente ao POI Ponte do Crasto.

O jogo assemelhar-se-à a um puzzle, onde será apresentado um thumbnail de uma fotografia do campus universitário e o utilizador terá que compor os fragmentos da mesma fotografia, posicionados aleatóriamente, que devem combinar para formar a imagem apresentada em tamanho menor.

 

mapanavegaçao_vbeta

Após o desenvolvimento e entrega do protótipo de alta fidelidade, foram detetados alguns bugs na aplicação, durante a sua exploração. Tivemos também, a oportunidade de apresentar o projeto a uma turma de Design, onde vários alunos o exploraram e deram o seu feedback, o que nos ajudou na recolha de opiniões e problemas de usabilidade.

Posto isto, realizamos uma tabela identificando o tipo, descrição, classificação e calendarização do bug, para que o grupo rapidamente consiga saber quais as funcionalidades já implementadas que necessitam de ajuste:
 

BugsDescriçãoClassificaçãoCalendarização
Menu SuperiorSe a mão não alcançar bem o retângulo que permite fazer a colisão entre os dois objetos, o botão no seu estado hover piscaElevadoAté ao dia 8 de Junho
Menu SuperiorDepois de selecionar uma das áreas do menu superior, não é possível regressar à anterior somente à seguinteElevadoAté ao dia 8 de Junho
KinectAjustar a calibração – definir um ponto máximo (cabeça do utilizador) que corresponda ao topo da aplicação, um ponto mínimo (cintura) que corresponde à base da aplicação e o máximo do braço esticado que corresponda às laterias para que o utilizador não precise de se mover como acontecia no protótipo de alta fidelidadeElevadoAté ao dia 8 de Junho
KinectDefinir se o utilizador é destro ou esquerdino, pois apenas é possível utilizar a mão direitaBaixoAté ao dia 8 de Junho


BugsDescriçãoClassificaçãoCalendarização
Diferenciação dos POI'sQuando a mão alcança o POI, não existe nenhuma diferença visual que indique se aquele ponto de interesse é um local ou um jogo. Impossibilitando o utilizador de aceder diretamente ao jogo, teria que utilizar um método de tentativa erro.ElevadoAté ao dia 8 de Junho
Feedback do sistemaQuando o menu “visitar aveiro” se encontra selecionado, as riscas que indicam a seleção, antepõem-se ao sistema de feedback - fazendo com que este perca um pouco de legibilidade.Baixo Até ao dia 8 de Junho

 

Durante o desenvolvimento do projeto, procedemos a alterações relativamente aos requisitos funcionais: o conceito base manteve-se mas a forma como a informação é apresentada, modificou-se. Para além disso, acrescentamos uma nova funcionalidade, onde o utilizador tem a possibilidade de visualizar e inserir comentários nas fotografias através do seu dispositivo móvel com leitor QR-Code.

Apresentamos, então, a lista de requisitos funcionais alterada e aquela que servirá de guia para a conclusão do projeto.

 

1. Sistema de ajuda

1.1. Screensaver (animação);

2. Ecrã inicial

2.1. Visitar o campus

Apresentação dos POIs

Seleção do POI

Seleção do ponto lúdico

 

2.2. Visitar Aveiro 

Apresentação dos POIs

Seleção do POI

Seleção do ponto lúdico

 

2.3. Ua antigamente 

Apresentação da linha temporal de 5 em 5 anos

Seleção de um ano

Seleção de um ano intermédio

 

3. Consola de opções 

  3.1. POIs

 

3.2. Pontos lúdicos

 

4. Inserir comentários das fotografias

 




1 comentário:
De PedroBeca a 21 de Maio de 2012 às 19:21


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